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Quais as principais aplicações de Inteligência Artificial para gestão de frotas e seus benefícios?

Com inúmeros benefícios, frotas comerciais exploram a IA para ampliar performance e reduzir custos.
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que está revolucionando diversas indústrias, e a gestão de frotas comerciais não é exceção. A implementação de IA neste setor apresenta um grande potencial, transformando a maneira como as empresas operam e oferecendo diversos benefícios, como:

  • Otimização do tempo;
  • Menos falhas nas operações;
  • Monitoramento de motoristas;
  • Aumento na segurança;
  • Redução de gastos;
  • Integração da operação;
  • Manutenção mais rápida e precisa.

Esses indicadores mostram que o uso da IA associada a tecnologias de ponta tem sido essencial para elevar o patamar da eficiência operacional de veículos conectados em frotas comerciais. E, da mesma maneira que as aplicações da IA nas frotas são variáveis, os resultados também são divididos em vários processos. Neste artigo, vamos explorar o potencial desta inovação no segmento.

Benefícios da IA na gestão de frotas

Em frotas comerciais conectadas, a utilização de dados é capaz de fornecer previsões que ajudam a recomendar o melhor curso de ação para cada situação. Isso pode envolver a retirada de um veículo da estrada se forem detectados problemas de manutenção ou até mesmo o fornecimento de treinamento individualizado para motoristas. Essa abordagem com visão de futuro abre caminho para oportunidades inovadoras no mercado.

Veja, a seguir, como as aplicações se concretizam na prática:

  • Otimização do tempo: trânsito, condições climáticas e condições da estrada são fatores que podem contribuir ou dificultar o transporte. Com a inteligência artificial, o gestor consegue avaliar esses fatores e realizar ajustes, se necessário, para não gerar atrasos e outras dificuldades no processo.
  • Menos falhas nas operações: a automatização dos processos já garante uma grande redução de falhas. Mais do que isso, a tecnologia proporciona também a identificação prévia de possíveis erros. Assim, os gestores podem agir antes que as falhas de fato ocorram.
  • Monitoramento de motoristas: a IA fornece milhares de dados acerca do veículo e das ações tomadas pelos motoristas no volante. Por meio do acesso e análise dessas informações, é possível realizar uma análise mais precisa do comportamento de direção dos condutores. A partir disso, o gestor consegue identificar ações de risco ou que dificultem o processo logístico de alguma forma e preparar modos de treinar os condutores para melhoras nas suas performances e na segurança.
  • Maior Segurança dos Motoristas: A análise das condições dos veículos e dos hábitos de condução, baseada em benchmarking e inteligência artificial, avalia a segurança da frota. A IA gera um ranking comparativo com outros veículos semelhantes, o que auxilia diretamente no aumento da segurança dos motoristas e nos processos internos da empresa.
  • Redução de gastos: ao diminuir a ocorrência de falhas e otimizar os comportamentos de condução, a inteligência artificial auxilia na economia de combustível e na prevenção de problemas, tornando os processos mais otimizados, rápidos e eficientes, refletindo nos gastos da empresa.
  • Integração da operação: desde o planejamento da operação até as etapas finais, a IA torna a comunicação dos integrantes da equipe muito mais facilitada e aprimorada. Assim, todo o time tem conhecimento dos dados importantes e pode visualizar as possibilidades de melhorias.
  • Manutenção mais rápida e precisa: o aprendizado de máquina também permite que as manutenções preditivas sejam realizadas, que são mais rápidas, precisas e econômicas em comparação às corretivas.

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